Home Data de criação : 09/10/07 Última atualização : 11/10/17 11:21 / 8 Artigos publicados

Quanto tempo devo esperar para fazer um teste de gravidez?  escrito em segunda 02 novembro 2009 23:21

teste de gravidez

Quanto tempo devo esperar para fazer um teste de gravidez?

O hCG, que é o hormônio da gravidez medido nos testes de gravidez que fazemos,  começa a ser produzido somente quando o óvulo fertilizado se implanta no útero pela placenta que está começando a se desenvolver. Essa implantação vai acontecer de seis a doze dias depois da fecundação. Ou seja, somente depois da nidação ele “começa” a ser produzido, mas ainda em níveis tão baixos que mesmo estando grávida seu exame não vai detectar, ou se detectar vai dar uma resultado “negativo” ou “inconcluisivo” se você optou pelo tipo de exame qualitativo. O tempo em que ele aparece e pode ser detectado, então, coincide com o atraso que você deve esperar para fazer o teste.

Existem dois tipos de exame de sangue: o bhcg Qualitativo, que mostra apenas “positivo” ou “negativo”, e o bhcg Quantitativo que vai mostrar o quanto de HCG você tem em números. Por exemplo, 55 mUI/ml. É claro que é muito melhor o tipo quantitativo porque você vai saber mais ou menos de quantas semanas é sua gravidez, mas  a dosagem no sangue do beta hcg não é um exame que se destina a determinar a idade gestacional, para  isso o exame mais indicado é o ultrassom,  que vai fazer as medidas do embrião. Para que o seu teste de gravidez dê positivo, portanto, seu corpo precisa estar produzindo hCG em níveis detectáveis, é por isto que alguns testes de início de gravidez têm uma alta taxa de resultado negativo.

O exame de sangue hcg  é mais sensível que os testes de gravidez caseiros, de urina, optamos mais por esses pela praticidade e o de sangue num segundo momento para confirmar se aquela linha fraquinha é mesmo gravidez. O de sangue segue o mesmo princípio do teste de urina, mas apresenta maior confiabilidade porque os níveis de HCG são maiores na corrente sanguínea e podem aparecer mais cedo do que nas tirinhas da urina. Além disso, os exames de sangue podem dar um número, eles dizem quanto hCG você tem em sua corrente sanguínea. Os testes de gravidez caseiros só lhe dizem se você está grávida ou não.

Outro fator importante para que você faça o teste quantitativo é que um valor muito baixo indica que a gestação ainda está muito no início e seu médico pode querer esperar mais alguns dias antes de fazer um ultrassom.

Você até pode fazer antes do atraso, receber o “positivo”, mas é preciso cautela.  São muito comuns gravidezes que iniciam, mas que não progridem como deveria, a menstruação desce e você nem fica sabendo que engravidou e é por isso que os médicos sempre recomendam que o teste de gravidez seja feito com o atraso.

Em seu exame pode aparecer também, a expressão “teor não titulável isso quer dizer que a metodologia utilizada não foi capaz de detectar a presença do beta-HCG, ou seja, é negativo.  Quando o resultado apresenta o hormônio abaixo ou até 25 mUI/m o resultado é considerado inconclusivo, ou seja, para ter certeza quanto a presença ou ausência da gravidez o exame deverá ser repetido após 2 a 3 dias desta dosagem porque nessa fase ele dobra o valor a cada 2 dias. Quando isso acontece é porque sua ovulação aconteceu depois do dia esperado resultando num nível mais baixo do hcg. Quando o beta tem um aumento muito lento é sinal de alerta, se cai é sinal de que a gravidez não evoluiu.

Aqui está uma tabela com os valores do beta, mas atenção: Cada laboratório tem seus próprios valores de referência e você deve consultar a tabela do laboratório onde realizou seu exame. A tabela abaixo é a mais comumente usada.

 

1 Semana                              5 a 50 mUI/ml

1 a 2 Semanas                     50 a 100 mUI/ml

2 a 3 Semanas                  100 a 5.000 mUI/ml   

3 a 4 Semanas                  500 a 10.000 mUI/ml

4 a 5 Semanas                 1.000 a 50.000 mUI/ml

5 a 6 Semanas                10.000 a 100.000 mUI/ml

6 a 7 Semanas                15.000 a 200.000 mUI/ml   

 

É bom lembrar, ainda, que  o aumento mais lento que o normal dos níveis de hCG pode indicar gravidez ectópica.  Ela ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta em outro órgão, que não seja o útero. Uma gravidez ectópica pode ser chamada de gravidez tubária se o óvulo fertilizado implantar-se nas trompas de falópio. Os sintomas incluem pequenas perdas de sangue e cólicas. Uma gravidez ectópica é uma complicação que pode oferecer risco de vida.

Pra completar, não sei da onde sai tanto positivo ao nosso redor. Parece que todas engravidam ao mesmo tempo, vizinhos, artistas... Ontem foi a vez da minha professora anunciar a gravidez dela. Nosso dia também vai chegar!  Ah, vai!!!!! Mas tem que ter paciência para esperar...

 

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (23.20.20.195) para se identificar     

Nenhum comentário
Quanto tempo devo esperar para fazer um teste de gravidez?


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para tyna

Precisa estar conectado para adicionar tyna para os seus amigos

 
Criar um blog